início História da Empresa Contato Webmail
início
História da Empresa
Contato
Webmail

HISTÓRICO DA FÁBRICA DE GUARANÁ

 

 

            Fundada no dia 07 de Agosto de 1970, a fábrica de guaraná teve como primeiro nome Nauense, em homenagem aos índios Puía-Náuas do rio Juruá em Cruzeiro do Sul. A mesma contou com o apoio financeiro do Banco do Brasil, pois, na época, era a pioneira no Acre. Seu primeiro proprietário, Fernando Alves de Brito, acreditou no investimento que estava fazendo, pois já tinha uma visão do futuro no sentido do desenvolvimento de nosso estado.

            No ano de 1994 a fábrica Nauense passou a ser de propriedade do senhor Francisco Souza dos Santos, o popular Zinho, que mudou o nome da mesma para Guaraná Cruzeiro e vem administrando brilhantemente e expandindo os derivados do guaraná para outros municípios como: Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Guajará, Ipixuna, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, e Tarauacá. Hoje tem aproximadamente trinta funcionários e são bastante comercializados as diversidades dos produtos oriundos do guaraná, como: Mudas de guaraná, guaraná em grão, em pó, extratos de guaraná, xarope e, refrigerantes nas variedades, guaraná, uva, laranja, limão e nau cola.

            Em Rio Branco é produzido o xarope de guaraná e de laranja, lá foi implantado o primeiro sistema Post Mix (venda de refrigerantes em copos).

            Surgido de uma lenda ou não, o guaraná existe e é uma planta trepadeira muito bonita que enfeita nossas matas. Tem o nome cientifico de PAULLINIA CUPANA, da variedade SORBILIS, da família das Sapindáceas. E pode atingir até doze metros de altura.

            Nas tribos indígenas o guaraná é usado como remédio e alimento, e é considerado o Elixir da longa vida. Nas culturas não indígenas, descobriu-se a riqueza que ele possui em proteínas, fibras, cálcio, amido etc. Serve para muitas coisas como:

- Esgotamento Físico ou Mental, período pré e pós menstrual, para o sistema cardiovascular, para emagrecer, mantém a lucidez dos idosos, revigora as células do sistema nervoso, torna a atividade intelectual mais produtiva e traz a revitalização responsável pela volta ou conservação da potência sexual.

            Segundo a Doutora Aslan, famosa geriátrica de Bruxelas, em uma visita ao Brasil, declarou que não abriria uma filial de sua clinica neste país porque tínhamos o melhor elemento geriátrico e rejuvenescedor – o guaraná. Uma espécie de valiosa contribuição da floresta amazônica ao bem estar da humanidade.

            A fabrica de guaraná Cruzeiro, tem orgulho de participar e contribuir decisivamente no desenvolvimento do estado do Acre, e de ser hoje, uma empresa que utiliza, desenvolve e fabrica produtos em alimentos e bebidas naturais.     

 

 

 

Família Nauense

 

  
Site Map